2020/2021 - EB Eng. Duarte Pacheco
Comer, beber e respirar são essenciais à sobrevivência dos seres humanos. Todos os dias consumimos meio quilo de comida e um litro e meio de água. Conseguem imaginar a quantidade de ar que “respiramos”? O equivalente a 1000 garrafas de 1,5L, ou seja, 15 mil litros de ar! Isso quer dizer que o ar que todos partilhamos tem de ser de boa qualidade porque não o podemos escolher como fazemos com os alimentos ou a água.
Esta “notícia” foi partilhada por Marta Almeida no Encontro com Cientista da Escola Ciência Viva do Pavilhão do Conhecimento. A engenheira ambiental contou aos alunos da Escola Básica Eng. Duarte Pacheco, de Lisboa, que temos de estar atentos à poluição que os transportes causam, mas também às lareiras, ao fumo do cigarro, às velas, ao pó do giz do quadro e até ao dióxido de carbono que se acumula numa sala de aula completamente fechada. Para melhorar o ar exterior devemos plantar mais árvores, colocar filtros nas chaminés e consumir menos energia privilegiando sempre as fontes de energia renováveis.
E para terminar a investigadora do Instituto Superior Técnico lançou um desafio aos nossos aprendizes de cientistas: se se candidatassem à Junta de Freguesia que medidas tomariam para melhorar a qualidade do ar?