2021/22 - EB Luiza Neto Jorge
Paula Sobral, investigadora do MARE – Centro de Ciências do Mar e do Ambiente, trouxe ao Pavilhão do Conhecimento o tema “Lixo marinho e Microplásticos”. A bióloga tem dedicado toda a sua vida à investigação nesta área e as fotografias que mostrou são um murro no estômago: lixo acumulado nas ruas, como luvas e copos, que ao serem arrastados pela chuva, através das sarjetas, vão parar ao mar. Em várias zonas da Ásia já são visíveis, infelizmente, ondas de lixo. Navegando através das correntes, muito desse lixo forma “ilhas de plástico” com uma dimensão maior do que… Portugal!
E sabiam que um simples cotonete demora 60 anos a desaparecer? Assustador! Alguns animais marinhos confundem este tipo de plásticos com alimento e acabam por morrer. Muita da roupa desportiva que usamos tem na sua composição uma quantidade considerável de fibras de plástico que se vai libertando nas lavagens, contaminando a água onde andam peixes como a pescada ou a cavala, que acabam por ingeri-las.
Paula Sobral alertou por isso os alunos da Escola Ciência Viva para a importância de separarmos o lixo, reutilizarmos ao máximo os materiais e não deitarmos nunca o lixo pela sanita. O futuro do planeta depende do que fizermos no presente.
Mais Info