2021/22 - EB S. João de Deus
Já ouvimos muitas vezes dizer que a ciência e a tecnologia ajudam a melhorar a vida das pessoas. As vacinas, os medicamentos e até os estetoscópios dos médicos são excelentes exemplos.
Mas hoje, os alunos da Escola Ciência Viva do Pavilhão do Conhecimento conheceram a Engenheira Biomédica Cláudia Quaresma, que lhes mostrou como a ciência pode estar à distância de uma “simples” impressora 3D ou de um software para comunicar com brinquedos. A investigadora da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa foi a convidada do “Encontro com o Cientista” desta semana e explicou às turmas do 4.º ano da Escola Básica São João Deus, de Lisboa, como é possível auxiliar crianças e adultos com dificuldades motoras. Os chamados dispositivos de apoio podem ajudar a abrir um frasco de doce, a rodar a chave de casa ou a levar comida até à boca. Mas há mais, hoje em dia existem impressoras 3D tão potentes que “produzem” pele e fazem próteses que substituem a mão ou o braço. E através da análise dos músculos é possível recriar exercícios em realidade virtual que melhoram a recuperação de uma lesão.
Os nossos futuros cientistas ficaram tão curiosos que no final encheram a nossa investigadora de perguntas! Que bela forma de terminar a semana!