13-11-2025 EB António José de Almeida, EB Rosa Lobato Faria e EB São João de Deus
No “Encontro com Cientista” do dia 13/11/2025, as crianças do JI António José de Almeida e os estudantes do 4º ano das EB São João de Deus e EB Rosa Lobato Faria conheceram um pouco mais sobre o mundo da Física Nuclear com o cientista Bruno Gonçalves do Instituto Superior Técnico (IST), Presidente do Instituto de Plasmas e Fusão Nuclear, e ainda responsável pelo Grupo de Engenharia e Integração de Sistemas do IPFN.
Em primeiro o cientista começou por explicar que são necessárias algumas características para se se cientista, principalmente ser curioso, fazer muitas perguntas e querer sempre saber mais. Posteriormente explicou que a eletricidade são eletrões em movimento, fazendo com que os aparelhos funcionem.
Seguidamente explicou no que trabalha, numa nova forma de fazer energia, através do Plasma (que está a uma temperatura de 100 000 000ºC), que é o quarto estado da matéria. Ou seja, quando se tem um cubo de gelo se aquece, este passa para o estado líquido, quando se aquece um líquido este passa a gás e quando se aquece um gás este passa a plasma.
As energias limpas são as melhores para se produzir energia, uma vez que poluem menos o ambiente. Deve-se optar, por energia eólica, energia solar ou solar concentrada e energia hidroelétrica, em vez de se usar gás ou carvão.
O Plasma é a “energia do amanhã ou do depois de amanhã” porque está a demorar algum tempo a ser desenvolvida, porém um pellet de urânio (2,5cm9 produz a mesma energia que 481 metros cúbicos de gás natural, 545 litros de petróleo ou 1 tonelada de carvão.
Por fim, baseado na tecnologia do Tokamak, o cientista mostrou imagens e esquemas do ITER (International Thermonuclear Experimental Reactor) que é um reator experimental de fusão nuclear, este é como um donut gigante que é constituído por ímanes ao seu redor e uma estrutura de suporte de aproximadamente 2600 toneladas.