16/09/2025- EBJI Santo António, EB Manuel Teixeira Gomes, EB Vasco da Gama
As crianças do JI de Santo António e os alunos do 4º ano das EB Vasco da Gama e Manuel Teixeira Gomes participaram no “Encontro com Cientista” com a Engenheira Química Lucélia Pombeiro e com o Químico e professor do Instituto Superior Técnico, Vasco Bonifácio.
Para falarmos sobre a poluição luminosa, as crianças do Jardim de infância exploraram a ciência dos pirilampos, em uma enzima chamada luciferase, na presença de oxigénio, catalisa a reação da formação da luciferina, responsável pela bioluminescência dos pirilampos. Sabiam que a comunicação entre eles é feita através da intermitência da luz? E que, nas cidades, devido à presença de muita luz artificial, dificulta a reprodução destes animais?
Algumas vitaminas, que encontramos na fruta, também podem ser bioluminescentes. Por exemplo, a vitamina B2, na presença de luz negra, emite luz.
Com a bola de plasma, conseguimos acender uma lâmpada! O gás rarefeito dentro da bola permite a passagem de energia, que pode ser conduzida através do nosso corpo, até à lâmpada!
Foi também explorada a densidade de gases que existem no espaço, o Hélio, por exemplo, é um gás muito pouco denso, que faz com que os nossos balões subam.
Os investigadores explicaram o funcionamento da Estação Espacial Internacional (ISS). Os alunos ficaram a saber que esta é do tamanho de um campo de futebol, que por dia dá 16 voltas ao planeta Terra a uma velocidade de 27600km/h e que esta se encontra a aproximadamente 400kms da superfície da Terra, ou seja, a uma distância maior do que Lisboa ao Porto.
Aprenderam ainda que na ISS a gravidade é menor (microgravidade) e que por esse motivo os astronautas têm de ter uma alimentação específica, onde as bolachas são proibidas, uma vez que estas fazem migalhas e estas podem ficar a flutuar no ar prejudicando o funcionamento da ISS. Dadas as características da ISS, os investigadores mostraram um copo desenvolvido pela NASA, que permite que os astronautas possam beber água sem entornar.
Os alunos ficaram em êxtase quando colocaram uns óculos de realidade virtual que simulava o interior da Estação Espacial.
Foi uma sessão muito entusiasmante, que despertou a curiosidade!