PRESENTE SEM ACESSO A ÁGUA


O Direito Humano à água e ao saneamento foi reconhecido pela ONU em 2010. Mais de dois mil milhões de pessoas não têm acesso a água potável e o impacto desta condição alastra-se em vários domínios: sociais, políticos e de desenvolvimento. Para responder a algumas situações extremas surgem também soluções engenhosas e simples, acompanhadas de uma grande capacidade de adaptação.


ÁGUA

O Caminho

Em todo o mundo, cerca de três em cada dez pessoas não tem acesso fácil a água potável. Neste módulo, o visitante terá de carregar um jerricã cheio de água e descobrir durante quanto tempo conseguirá caminhar. O seu esforço é comparado com o de muitas mulheres e crianças que percorrem todos os dias vários quilómetros, em busca deste bem imprescindível. Um filme da UNICEF apresenta-nos Aisha, uma criança que despende cerca de 8 horas por dia a caminhar.


ÁGUA

E se eu fosse um cacto?

Numa espécie de vestiário digital “vestimos” as bossas de um camelo, a carapaça de um escaravelho ou as orelhas de uma lebre e conhecemos as adaptações de diferentes seres vivos à escassez de água.


ÁGUA

Macgyveres da Água

A necessidade aguça o engenho! Com uma rede, um funil ou um vaso, é possível obter água potável. Manipulando as três ferramentas, captamos e purificamos água através destes engenhos criativos e cheios de ciência.