iLAND SilentScience · Instalação Artística | Regina Frank

reginafrank

iLAND SilentScience
Instalação artística

E se o mundo fosse uma ilha e tu fosses obrigado a permanecer nela?

Regina Frank

View this page in english


 11 - 22 Janeiro · Átrio do Pavilhão do Conhecimento
Entrada gratuita*

*Não inclui acesso à área expositiva.  


 

A instalação artística de Regina Frank é uma chamada de atenção para uma crise ambiental iminente.

O Pavilhão do Conhecimento será o palco da nova versão de iLAND, uma obra da artista alemã Regina Frank, a viver em Portugal desde 2007. Regina Frank cria uma instalação intitulada iLAND SilentScience, com as duas esculturas e tapeçarias da iLAND, inspiradas nas suas instalações anteriores no MAAT, no Museu Nacional de História Natural e da Ciência de Lisboa e no Web Summit, para além das suas apresentações públicas em todo o mundo, incluindo China, Japão, EUA e Europa, nos últimos sete anos. 

 


 

W O R K S H O P S

A par da instalação, a autora desenvolverá workshops destinados a crianças e adultos sobre algumas soluções nas áreas da alimentação, moda, habitação e transportes.
Entrada livre

Horário

Dias úteis
Regina Frank estará presente no Pavilhão do Conhecimento para interagir com os visitantes e falar sobre as problemáticas abordadas na instalação artística.
Sem necessidade de inscrição



Sábado · 18 Janeiro

Workshop Versos Veganos
18 Janeiro · 11.30-12.30 · 15.00-17.00 · Cozinha é um Laboratório
Neste workshop aprenderá a confeccionar receitas veganas deliciosas e fáceis de preparar para o seu dia-a-dia. Desperdício zero!

Com o apoio da Aliança Animal e participação de Elisa Nair Ferreira



Domingo · 19 Janeiro

Dicas de Sustentabilidade para o dia-a-dia

Manhã · 11.30-13.00 · Átrio

Higiene e Cosméticos Sustentáveis
Um batom com uma cor natural à sua escolha, um aroma e um champô seco para limpar o cabelo sem água, um detergente para o chão da sua casa ou um spray para o seu espelho... Neste wokshop vamos aprender a criar tudo isto apenas com ingredientes naturais e sustentáveis. 

Tarde · 15.00-16.30 · Átrio

Um look sustentável
Como dar um novo estilo aos vestidos antigos que tem lá em casa, de forma simples e sustentável? Vamos aprender dicas úteis para reutilização destas peças!

Por uma cidade sustentável
Escreva uma carta aos seus governantes propondo alternativas para uma cidade com transportes e viagens mais sustentáveis.

 


 

reginaimgs


iLAND
apresenta uma das características chave do trabalho de Frank: a diversidade única de técnicas, materiais e linguagens. Uma escultura que representa um corpo de mulher envergando um imponente vestido composto por desenhos, pinturas e colagens de diversos materiais e que serve de tela para a visão de uma artista que quer chamar a atenção para uma crise ambiental iminente.

Em iLAND SilentScience a arte está ao serviço da Humanidade para agitar consciências e provocar mudanças de atitude. Através de QR Codes integrados na instalação, o público poderá recolher informação complementar sobre a temática da exposição, conhecer o trabalho de pesquisa da autora e procurar dicas para mudanças de comportamento no quotidiano. 

Mais informações aqui.

 


"Sempre foi importante para mim ser livre para desenvolver ideias e aprofundar uma peça. Ter menos, mas viver mais. É o meu lema."
Regina Frank · Entrevista ao Observador
 

"Mexemo-nos, mexemo-nos, mexemo-nos e só quando andamos para a frente no tempo e olhamos para o futuro é que percebemos o que estamos a fazer e o efeito que o nosso movimento tem."
Regina Frank · Entrevista ao Observador


 

B I O G R A F I A

Regina Frank já expôs na Europa, EUA e Ásia, destacando-se os projectos no Novo Museu de Arte Contemporânea (Nova York), na Serpentine Gallery (Londres), no MOCA (Los Angeles), nas Olimpíadas Culturais de Atlanta, na Spiral Wacoal Art Center (Tóquio), no Museu de Arte Moderna de Sapporo, no Museu de Arte de San Diego, na Universidade de Tecnologia de Chienku (Taiwan), na Expo 2000 (UBA) e na UNESCO (Paris). Em 2017, desenvolveu a Slowdown Runway para a London Artfair.
O seu projecto mais recente, iLAND, foi mostrado no MAAT (Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia) em Lisboa, na Kunsthalle Hannover, na TheNewArtFest18, no Websummit e no MUNHAC (Museu de História Natural), em Lisboa, e na BioArt 2018, em Seul, Coreia do Sul.
Ao longo de 21 anos, Regina Frank baptizou o seu trabalho como “O Artista Está Presente”, publicando vários livros e catálogos com este título em 1998, 1999 e 2001. Depois de Marina Abramoviç ter adaptado o título em 2010, mudou para "The HeArt is Present".

Regina Frank trabalha com tapeçaria, pintura, escultura, instalação, colagem e performance. A sua obra, que combina texto, tecnologia e têxteis, tem sido apresentada desde o início dos anos 90 em livros de história, revistas de arte, jornais e nas revistas Vogue, Harpers, Parade e Cosmopolitan.



Partilhe a sua visita ao Pavilhão do Conhecimento nas redes sociais.

Use as hashtags #pavilhaodoconhecimento · #theheartispresent · #iland

 

GALERIA DE FOTOS

O Pavilhão do Conhecimento é membro de:

rede logo
ecsite logo
eusea logo
astc logo
turismo logo
icom logo