Cães e Gatos

A exposição


Quer sejam gatos de concursos ou gatos vadios, cães-guia ou de busca e salvamento… em Portugal existem mais de dois milhões e meio de cães e um milhão de gatos. Vivem nas nossas casas e ruas, no nosso imaginário e até nas músicas e nos provérbios que ouvimos! Podemos acarinhá-los, temê-los ou ignorá-los, mas já nos acompanham há milhares de anos. Mas o que sabemos ao certo sobre eles? Como se tornaram tão diferentes dos animais selvagens? Como vêem, cheiram, ouvem e sentem o mundo? Que emoções têm? Conseguem comunicar? Como vivemos com eles? A nova exposição temporária do Pavilhão do Conhecimento convida miúdos e graúdos a redescobrirem os cães e gatos que todos julgamos conhecer e a explorar o seu mundo. Preparem-se: pode haver algumas surpresas…

A exposição aborda diversos conceitos relacionados com a morfologia, genética, etologia, evolução, história e o papel destes animais na sociedade.

Cães e Gatos dirige-se a públicos de todas as idades. Foi produzida pela Cité des Sciences et de l’Industrie e pode ser visitada no Pavilhão do Conhecimento entre Outubro de 2018 e Setembro de 2019.

A mostra ocupa 600 m², divididos em três 3 áreas temáticas:

3 áreas
temáticas

Na sua pele


“Salsicha” com patas, bola de músculos ou de pelo, focinho achatado ou pontiagudo… O Canis familiaris e o Felis catus apresentam toda uma variedade de morfologias e de capacidades. No entanto, um são-bernardo sabe que um yorkshire também é um cão… As diferenças entre raças podem ser significativas ou resumirem-se a pormenores: o formato das orelhas, a cor dos olhos ou o tamanho da cauda. Sabe distinguir um siamês de um thai? Ou um carlim de um buldogue -francês? Sejam quais forem as diferenças, os cães e os gatos possuem capacidades físicas surpreendentes. Caso tenha dúvidas, tente saltar como um gato e contornar obstáculos como um cão!

Na sua cabeça


“Só lhes falta falar!” Será mesmo assim? O que nos falta, a nós, para compreendermos o que nos dizem os nossos companheiros de quatro patas? O seu comportamento parece, ora estranho, ora transparente. E para eles? Qual é o significado do nosso discurso, da nossa voz, dos nossos gestos? Na verdade, o facto de três espécies tão diferentes quanto o Homo sapiens, o Canis familiaris e o Felis catus comunicarem entre si já é bem peculiar. Conheça melhor o mundo dos cães e dos gatos: viva uma cena do quotidiano a partir do seu ponto de vista, tente descodificar a sua postura e os seus sinais, e teste a sua capacidade de compreensão dos seus comportamentos.

Nas nossas sociedades


Tantos anos de vida em comum! De 15 000 a 20 000 com o cão, de 8 000 a 10 000 com o gato. Para o bem e para o mal… Na verdade, esta longa relação variou muito segundo a época e a cultura: animais utilitários ou de companhia, por vezes maltratados, detestados ou até objecto de medo e, outras vezes, amados, acarinhados e mesmo idolatrados. Nas sociedades ocidentais atuais, os cães e os gatos fazem parte da família. Dependem de nós e a sua presença faz parte do nosso bem-estar. Descubra o lugar dos cães e dos gatos na nossa cultura e no nosso imaginário. Aprecie o lado bom e o lado mau desta convivência.

Estamos à sua espera!


Visite o Pavilhão do Conhecimento.


COMPRAR BILHETE