PAVILHÃO DO CONHECIMENTO
CIÊNCIA VIVA
REDE CENTROS CIÊNCIA VIVA
facebookfacebookfacebookyoutubevimeo

O Pavilhão do Conhecimento é um dos locais preferidos dos turistas de todo o mundo.

Trip Advisor

Conheça o programa Ciência Viva.

Logo Ciência Viva

Já visitou os Centros Ciência Viva?
Descubra onde estão.

Logo Ciência Viva

Descubra este projecto inovador.

Escola Ciência Viva

Noite Europeia dos Investigadores

 

Na noite de 29 de Setembro, sexta-feira, o Pavilhão do Conhecimento - Centro Ciência Viva, Lisboa, apresentará cenários futuristas que o vão transportar para um tempo em que a investigação que se faz, nos dias de hoje, se reflete em inovações que ajudaram a resolver os grandes desafios da humanidade. 

Na Noite Europeia dos Investigadores (NEI) a entrada é gratuita e, entre as 18.30 e as 02.00 da manhã, terá a oportunidade única de ficar à conversa com investigadores e descobrir de que forma poderá a ciência e tecnologia mudar as nossas vidas no futuro. 

Que avanços da ciência terão impacto nas nossas vidas nas próximas décadas? 

Envelhecimento Activo, Desenvolvimento de Novas Vacinas e Métodos Terapêuticos, Agricultura Sustentável, Produção de Energia, Inteligência Artificial, Exploração Espacial, e Robótica, serão algumas das temáticas abordadas em debates, conversas, workshops, instalações artísticas, experiências, demonstrações, e módulos interactivos. 

 

Luís Marcelo Mendes, jornalista e consultor nas áreas para o desenvolvimento de projectos de comunicação, medias digitais e exposições, é o keynote convidado do evento. Autor do livro “Tecnologia, inovação e cultura numa nova era de museus”, participa na comunidade global de profissionais de museus contribuindo para a discussão sobre o futuro dos Museus e Centros de Ciência na sociedade. 

A privacidade da informação no Sistema de Saúde estará em foco uma mesa redonda e conta com a presença de Alexandre Quintanilha (Presidente da Comissão Parlamentar de Educação e Ciência e Presidente do Conselho de Laboratórios Associados), representantes da Direcção Geral-Saúde e especialistas em Cibersegurança. 

Como a vida dos investigadores não é só ciência, Galopim de Carvalho (Universidade de Lisboa) e Maria Amélia Martins-Loução (Universidade de Lisboa) convidam-no para um jantar com um menu muito especial e confeccionado por eles. 

Não perca também a oportunidade de participar num workshop de Textile Hacking onde irá construir circuitos eléctricos com materiais condutores flexíveis com pequenos componentes electrónicos, noutro onde aprenderá a confeccionar insectos e descobrir como pode diversificar e ter uma alimentação saudável.

No final da noite assista ainda ao concerto dos “Tricycles”, uma banda formada por quatro investigadores a trabalhar na área da biomedicina. 

Consulte a programação nacional em www.noitedosinvestigadores.pt .

 

Consulte o programa.

 

Reserve a data na sua agenda. Fique a um passo do futuro!

 

 

 

nei1

nei2

nei3

nei4

nei0