PAVILHÃO DO CONHECIMENTO
CIÊNCIA VIVA
REDE CENTROS CIÊNCIA VIVA
facebookfacebookfacebookyoutubevimeo

O Pavilhão do Conhecimento é um dos locais preferidos dos turistas de todo o mundo.

Trip Advisor

Conheça o programa Ciência Viva.

Logo Ciência Viva

Já visitou os Centros Ciência Viva?
Descubra onde estão.

Logo Ciência Viva

Descubra este projecto inovador.

Escola Ciência Viva

Estela Bicho, 26 de Novembro 2015

 

26 de Novembro | Estela Bicho (Departamento de Eletrónica Industrial, Centro Algoritmi, Universidade do Minho) |

Os Robôs como Assistentes Inteligentes

Nós, humanos, somos seres socialmente inteligentes e por isso muito bons em dar assistência a quem precisa. Mesmo sem palavras somos capazes de adivinhar as intenções de uma pessoa e ajudá-la a alcançar os seus objectivos. Será que existem mecanismos especiais no nosso cérebro que nos dotam desta capacidade? Se conseguirmos desvendar esses mecanismos, será que os podemos implementar em máquinas e deste modo construir robots que, tal como nós, sejam capazes de perceber intenções e dar assistência de uma forma pró-activa e inteligente?

Nesta Conferência Ciência Viva, Estela Bicho dará resposta a estas questões e falará do robot desenvolvido pela sua equipa, com bases nestas perguntas, e que é considerado um caso de sucesso da Investigação Científica e Tecnológica na Europa.


Vídeo da Conferência 
 
 

 

 

A Conferencista

 

Estela Bicho Erlhagen é Professora Associada do Departamento de Eletrónica Industrial e investigadora do Centro Algoritmi da Universidade do Minho, onde dirige a equipa de Sistemas Dinâmicos e Robótica Autónoma (móvel e antropomórfica). A sua investigação centra-se na utilização de sistemas dinâmicos não lineares para o design e a implementação de arquiteturas de controlo neuro-cognitivas para sistemas single e multi-robô, incluindo interação humano-robô.

Doutorou-se em Robótica, Automação e Controlo, tendo sido distinguida com o honour prize do Prémio IBM 1999. Tem liderado vários projectos nacionais e internacionais na área da robótica. Foi agraciada com o grau de Comendador da Ordem da Instrução Pública em 10 de Junho de 2005.

 

 

Como chegar ao Pavilhão do Conhecimento - Ciência Viva

 

 

 

O Ciclo de Conferências Ciência Viva tem como media partner o jornal Público.