PAVILHÃO DO CONHECIMENTO
CIÊNCIA VIVA
REDE CENTROS CIÊNCIA VIVA
facebookfacebookfacebookyoutubevimeo

O Pavilhão do Conhecimento é um dos locais preferidos dos turistas de todo o mundo.

Trip Advisor

Conheça o programa Ciência Viva.

Logo Ciência Viva

Já visitou os Centros Ciência Viva?
Descubra onde estão.

Logo Ciência Viva

Descubra este projecto inovador.

Escola Ciência Viva

Diana Prata, 29 de Outubro 2015

 

29 de Outubro | Diana Prata (Instituto de Medicina Molecular) | A Biologia do comportamento Social

Até que ponto o comportamento humano é biologicamente determinado? São apenas as nossas experiências, a educação e o ambiente que definem as nossas
atitudes e comportamentos? Ou também existem factores biológicos que os propiciam? Que factores são esses? Como actuam? Até que ponto são geneticamente determinados? Será possível manipulá-los através de medicamentos?

Estas são algumas das questões que Diana Prata aborda na sua investigação, que começou por estudar a base genética da doença mental e, em particular, a forma como certas mutações genéticas estão implicadas na esquizofrenia e na depressão bipolar. A sua investigação actual incide sobre um neuromodulador, a oxitocina, e a forma como a sua acção influencia a nossa predisposição para cooperar e nos permite prever os valores e intenções dos outros.

Vídeo da Conferência
 
 
 

Mais informações sobre a conferencista:


 

 

 

 

 

 

 

 

 

Diana Prata é Investigadora Principal no Instituto de Medicina Molecular, Universidade de Lisboa, e Professora Convidada no Instituto de Psiquiatria do King's College London (KCL) onde fez o Doutoramento em Neuroimagiologia Genética. Foi pioneira na combinação da genética e de neuroimagiologia para elucidar como várias mutações genéticas implicadas na esquizofrenia e na depressão bipolar afectam a estrutura da matéria branca e activação do cérebro durante a fluência verbal.

Actualmente investiga as bases biológicas da cognição social. Estuda o que nos permite prever os valores e intenções dos outros e nos induz a confiar e cooperar, assim como a relação destes mecanismos com a doença mental.

 

 

Como chegar ao Pavilhão do Conhecimento - Ciência Viva

 

 

 

O Ciclo de Conferências Ciência Viva tem como media partner o jornal Público.