PAVILHÃO DO CONHECIMENTO
CIÊNCIA VIVA
REDE CENTROS CIÊNCIA VIVA
facebookfacebookfacebookyoutubevimeo

O Pavilhão do Conhecimento é um dos locais preferidos dos turistas de todo o mundo.

Trip Advisor

Conheça o programa Ciência Viva.

Logo Ciência Viva

Já visitou os Centros Ciência Viva?
Descubra onde estão.

Logo Ciência Viva

Descubra este projecto inovador.

Escola Ciência Viva

Semana C&T: Conferência CARBONO VERDE

 

 

Diminuir o teor do dióxido de carbono da atmosfera é um dos maiores desafios da actualidade, enquanto se desenvolve tecnologia para reduzir a dependência da produção de energia nos combustíveis fósseis.

A actividade humana dos últimos séculos, associada à crescente industrialização dos países mais desenvolvidos, conduziu ao aumento considerável da concentração de gases responsáveis pelo efeito de estufa na atmosfera, nomeadamente de dióxido de carbono (CO2).

Dado que este gás retém a radiação infravermelha, dificultando a libertação de calor para o espaço, poderemos estar a alterar o balanço energético do nosso planeta e a estimular alterações climáticas com consequências difíceis de prever.

Diversas soluções estão a ser estudadas para diminuir a concentração deste gás na atmosfera, como por exemplo a captura e sequestro de CO2 em formações geológicas.

Mas há milhões de anos que as plantas verdes convertem o dióxido de carbono da atmosfera em açúcar, utilizando a luz do Sol, numa das reacções químicas mais eficientes da Natureza.

Porque não pedir-lhes ajuda, tornando o carbono “verde”?

A preservação da floresta autóctone, a gestão da floresta de produção e a reciclagem da madeira com vista à sua reutilização serão alguns dos temas a debater nesta conferência. Este encontro junta especialistas da indústria de transformação da madeira, arquitectos que recorrem a este material na construção de edifícios mais sustentáveis e investigadores das áreas da floresta e do ambiente.

No final da conferência foram entregues lembranças às equipas que se distinguiram no projecto Ciência Viva Um bosque perto de si no ano lectivo de 2010/ 2011. 


Keynote speaker: 

Frank Wernerconsultor sénior na Werner Environment & Development, Zurique

 

Frank Werner tem um Mestrado em Ciências Ambientais e um Doutoramento em Life Cycle Assessment pelo Swiss Federal Institute of Technology (ETH). A sua empresa de consultoria ambiental é especializada na análise do ciclo de vida da madeira e dos materiais de construção. Estes serviços destinam-se a optimizar a utilização das florestas e produtos derivados da madeira para a mitigação das alterações climáticas. Frank Werner desenvolveu também dois projectos de reflorestação na Colômbia, no âmbito do Clean Development Mechanism, utilizando as receitas da venda de certificados de CO2. É perito acreditado pela CEI-Bois para representar as indústrias de madeira europeias no CEN TC 350, relativamente à análise de sustentabilidade de edifícios e em EPD (Environmental Product Declarations).

Programa

Apresentações disponíveis.

 


Semana C&T 2011