PAVILHÃO DO CONHECIMENTO
CIÊNCIA VIVA
REDE CENTROS CIÊNCIA VIVA
facebookfacebookfacebookyoutubevimeo

O Pavilhão do Conhecimento é um dos locais preferidos dos turistas de todo o mundo.

Trip Advisor

Conheça o programa Ciência Viva.

Logo Ciência Viva

Já visitou os Centros Ciência Viva?
Descubra onde estão.

Logo Ciência Viva

Descubra este projecto inovador.

Escola Ciência Viva

Semana C&T: Matemática


Programação


15:00 Casamentos e outros desencontros

O novo livro de Jorge Buescu, editado pela Gradiva, aborda temas tão diversos como o funcionamento do Google ou a escolha da melhor altura para deixar de procurar o parceiro/a de sonho e assentar. A apresentação do livro é precedida por um conjunto de actividades interactivas para todas as idades.

 

15:00 – 16:00 / 16h:30 – 17h:30 (Átrio)

Croché, Mandelbobos e Jogos Matemáticos

Exploração de atividades interactivas e filmes de animação sobre Matemática: Dar o nó através do croché, Bolbos fractais (Mandelbolbo), jogos e outras aventuras matemáticas.

 

17:30 – 18:30 (Átrio)

Circo Matemático

Maravilhar, divertir e atrair para a matemática através de atividades lúdicas. A Matemática Recreativa levada à cena num espaço de degustação intelectual. Espectáculo da Associação Ludus baseado em princípios matemáticos.

 

18:30 – 20:30 Apresentação do novo livro de Jorge Buescu (Átrio)

Filipa Melo, crítica literária, e Miguel Ramos, investigador da Universidade de Lisboa apresentam o novo livro de Jorge Buescu (Departamento de Matemática da Faculdade de Ciências - UNL), Casamentos e Outros Desencontros.


Descrição de Casamentos e Outros Desencontros pelo seu autor:

Acha que a Matemática é um assunto árido, encerrado, vista hoje sobretudo como instrumento de tortura para alunos? Desengane-se! A Matemática é acima de tudo uma extraordinária aventura intelectual – excitante, dinâmica, fervilhante de ideias e em plena construção. Há hoje mais matemáticos activos do que em toda a História da humanidade no seu conjunto. A Matemática vive hoje uma verdadeira Idade de Ouro.

Como é que funciona o Google? Como é que uma mega-colaboração global por meio de um blog conseguiu demonstrar um resultado matemático? Como é que um resultado abstruso em Teoria de Grupos pode inspirar um físico a explicar o Universo nos intervalos em que não faz surf no Hawai? Qual é a melhor altura para deixar de procurar a mulher de sonho e assentar? É possível organizar um conjunto de casamentos por forma a que ninguém tenha (pelo menos racionalmente!) tentações de casos extramatrimoniais? Qual foi a verdadeira contribuição da Matemática para a crise financeira que vivemos?

Estas são algumas das questões abordadas neste livro que, em dúzia e meia de curtos ensaios, explica de uma forma divertida mas rigorosa como é que uma abordagem matemática ao mundo enriquece o seu funcionamento  –  e, mais geralmente, da vida, do universo e de tudo o resto.