PAVILHÃO DO CONHECIMENTO
CIÊNCIA VIVA
REDE CENTROS CIÊNCIA VIVA
facebookfacebookfacebookyoutubevimeo

A Revolução Científica para além do Laboratório

 

Será a ciência feita apenas por cientistas?

Na exposição A Revolução Científica para além do Laboratório conheça oito histórias surpreendentes de pessoas que estão a contribuir para abrir a investigação científica a toda a gente, retirando-a dos laboratórios profissionais e levando-a para dentro de quintais, oficinas e casas.

Desde pessoas que criam os seus próprios dispositivos médicos para controlar a diabetes a grupos que desenvolvem formas de medir a poluição, há um número crescente de «cientistas por conta própria» em todo o mundo empenhados em quebrar barreiras, experimentar e inventar. Equipados com sensores de baixo custo e aplicações móveis, e dotados da capacidade de partilhar informação com comunidades online, estes pioneiros do «faça você mesmo» na área da ciência estão a pôr em causa a ideia que temos de cientista e de como será a ciência no futuro. 

  

 

 

A mostra, criada no âmbito do projecto europeu Sparks, pode ser visitada até 26 de Março de 2017. 

Saiba mais sobre o projecto Sparks coordenado pelo ECSITE - Rede Europeia de Museus e Centros de Ciência, que tem como objectivo sensibilizar e mobilizar os cidadãos europeus para o conceito e a prática de investigação e inovação responsáveis (RRI), focando-se no impacto das inovações tecnológicas na saúde e na medicina.

 

 

Parceiros