PAVILHÃO DO CONHECIMENTO
CIÊNCIA VIVA
REDE CENTROS CIÊNCIA VIVA
facebookfacebookfacebookyoutubevimeo

Risco – uma exposição para audazes

O que têm em comum um bebé a dar os primeiros passos, um apaixonado que declara o seu amor e um empresário prestes a aventurar-se num novo negócio? A audácia!  

Viver é também arriscar. Arriscar faz parte da natureza humana mas a percepção do risco é, a maior parte das vezes, uma questão muito pessoal.  

Mas como medimos os riscos que vale a pena correr? Numa sociedade avessa à incerteza, como conciliar a necessidade de arriscar com a liberdade pessoal e a segurança de todos?

Identificar o risco, compreendê-lo e ser capaz de o avaliar, individualmente ou em grupo, de forma a ser-se audaz no momento adequado, é o mote desta exposição.  

Risco – uma exposição para audazes foi produzida pelo centro de ciência Cité des Sciences et de l’Industrie (Paris) em consórcio com o Pavilhão do Conhecimento e o Heureka (Helsínquia) e pode ser visitada até Setembro de 2017.  

Destinada a todos os públicos, especialmente a partir dos seis anos, nesta exposição existem 25 módulos interactivos que permitem ao visitante medir o nível de risco dos seus comportamentos e perceber como este, quando razoável, pode contribuir para o desenvolvimento pessoal e para uma sociedade inovadora.  

Lançar 100 dados para compreender a lei dos grandes números, jogar numa roleta eléctrica e testar a coragem e a apetência pelo risco ou desactivar uma bomba são alguns dos desafios que permitirão aos visitantes explorar o risco e as suas consequências.  

Esta mostra propõe uma reflexão em três etapas, definidas espacialmente de acordo com três cores predominantes de forma sequencial (amarelo, vermelho e azul): O que é o risco?; A audácia individual; Riscos partilhados.  

Risco – Uma exposição contagiante é desafiante, transversal e multidisciplinar; é também surpreendente (o risco também pode ser algo positivo) e inesperada (faz reflectir sobre o nosso comportamento individual e em grupo). É para os aventureiros que saltam de cabeça e para os mais cautelosos, aqueles que avaliam todos os cenários possíveis antes de tomarem uma decisão. É uma exposição para todos, acessível a pessoas com mobilidade reduzida e com conteúdos em braille.  

Preparado para arriscar?