facebookfacebookfacebook

O Pavilhão do Conhecimento é um dos locais preferidos dos turistas de todo o mundo.

Trip Advisor

Conheça o programa Ciência Viva.

Logo Ciência Viva

Já visitou os Centros Ciência Viva?
Descubra onde estão.

Logo Ciência Viva

Descubra este projecto inovador.

Escola Ciência Viva

O espaço Brincar Ciência destina-se exclusivamente aos pequenos exploradores da ciência entre os 3 e os 6 anos. É claro que podes trazer alguém mais velho com quem partilhar as tuas descobertas, mas aqui todos têm que pensar como uma criança.

No espaço Brincar Ciência podes vestir um fato de astronauta e entrar dentro de um foguetão. Pronto para a descolagem? Três, dois, zuuuuuuuuuuuuuuuuum… Destino: Lua! E agora, que tal uma corrida na superfície lunar? Não interessa quem chega primeiro. Perder aqui é um assunto de pouca gravidade.

Já chega de andar com a cabeça na Lua. Agora vamos pôr os pés bem assentes na Terra. E as mãos também, como as aranhas. Será que também conseguimos trepar pelas paredes? Uau! Tal como um verdadeiro homem-aranha! O Pavilhão do Conhecimento dá-nos super-poderes. Ah, o que é aquilo que eu estou a ver aqui de cima?

Claro, é a Casa Inacabada, a que não acaba nem por nada, o local favorito da pequenada, a que até a Santa Engrácia deixa envergonhada e outras tantas rimas de enfiada.

 

Casa Inacabada

 

A casa estava por acabar. Alguma coisa tinha acontecido. Era preciso terminar o trabalho. A brigada especial foi chamada. Sob as ordens do Chefe de Obra, a equipa põe mãos à obra e, em cerca de 45 minutos, a casa fica pronta.
Os maquinistas manobram a grua para içar os materiais, os aprendizes de pedreiro constroem as paredes com os tijolos e os painéis de espuma. O andaime ajuda à construção e carrinhos de mão, baldes e roldanas facilitam o trabalho da equipa.

Este estaleiro é especial. Aqui não entram adultos. Pensado para crianças entre os 3 e os 6 anos, este é um local para elas explorarem livremente. Os diferentes elementos da construção são adaptados à sua dimensão e foram pensados para oferecer um ambiente de total segurança.

Assim que chegam a este estaleiro, as crianças vestem o colete de trabalho e colocam o capacete de protecção. Cumpridas estas regras, passam a barreira de segurança e são informadas sobre as condições de segurança, as missões e as tarefas a cumprir. Cada um desempenha o seu papel e… mãos à obra.

lateral_brinca1

Casa inacabada

lateral_brinca2

A brincar na Casa inacabada

lateral_brinca3

Gente grande e pequena