PAVILHÃO DO CONHECIMENTO
CIÊNCIA VIVA
REDE CENTROS CIÊNCIA VIVA
facebook facebook facebook

O Pavilhão do Conhecimento é um dos locais preferidos dos turistas de todo o mundo.

Trip Advisor

Conheça o programa Ciência Viva.

Logo Ciência Viva

Já visitou os Centros Ciência Viva?
Descubra onde estão.

Logo Ciência Viva

Descubra este projecto inovador.

Escola Ciência Viva

Algoritmos Criativos

 

Todos os dias interagimos com as mais sofisticadas ferramentas tecnológicas. Inevitavelmente, as artes não escaparam ao fascínio pelo mundo digital. Em Portugal, uma nova geração de criadores, pensadores e mediadores culturais utilizam de forma consistente estas novas linguagens.

A Ciência Viva e o Espaço do Tempo (dirigido pelo coreógrafo Rui Horta) desafiaram vários artistas que se movimentam na área da interactividade digital a criar uma série de projectos expositivos nesse domínio.

Algoritmos Criativos é a resposta a esse desafio, uma mostra de 12 trabalhos em áreas tão diferentes como o design de interacção, a computação física, a robótica, a inteligência artificial e a engenharia de sistemas.

Em Play With Fire brincamos com o fogo e ganhamos consciência ambiental; em Pray for Our Souls somos confrontados com a ausência e a saudade; Sentido Imaginário leva a tridimensionalidade do som aos nossos ouvidos; em WIPO I tentamos encontrar respostas para as grandes questões do Universo; 0 255 0 mostra-nos uma cidade 100% verde; AnonMirror reflecte o anónimo que há em nós;Beleza Descartável desafia-nos a despir preconceitos; Criaturas transforma os nossos corpos em personagens animadas; Teleforma questiona-nos sobre as palavras que usamos; ICU é um robô que segue os nossos movimentos; em Prefall 135 descobrimos como a energia da água pode gerar áudio e visuais em tempo real; e em Onomaphonic observamos a representação visual do som. 

São doze magníficos e surpreendentes projectos que nos reconciliam com o mundo. Literalmente inteligentes, resultado de artistas que são cientistas digitais.

Esta exposição está patente no Pavilhão do Conhecimento-Ciência Viva, em Lisboa, entre 6 e 26 de Fevereiro. A entrada é gratuita.

Sejam bem-vindos ao presente/futuro!

Brochura da exposição