PAVILHÃO DO CONHECIMENTO
CIÊNCIA VIVA
REDE CENTROS CIÊNCIA VIVA
facebookfacebookfacebook

O Pavilhão do Conhecimento é um dos locais preferidos dos turistas de todo o mundo.

Trip Advisor

Conheça o programa Ciência Viva.

Logo Ciência Viva

Já visitou os Centros Ciência Viva?
Descubra onde estão.

Logo Ciência Viva

Descubra este projecto inovador.

Escola Ciência Viva

Nanodiálogo

 

Exposição europeia para promover o diálogo sobre a Nanotecnologia.

O objectivo desta exposição é informar e estimular o debate sobre a Nanotecnologia e os impactos que ela poderá vir a ter no nosso dia-a-dia. Como irá a Nanotecnologia mudar as nossas vidas?

A Exposição aborda os novos materiais e as aplicações que estão a ser produzidas em todo o mundo. Fármacos mais eficazes, materiais para próteses bem toleradas pelo nosso organismo, biosensores para a medicina e a monitorização do ambiente, telecomunicações e electrónica são algumas das aplicações em que a nanotecnologia promete vir a mudar as nossas vidas.

Pretende-se também, implementar o diálogo entre a comunidade científica e os demais cidadãos, a fim de identificar as principais preocupações e expectativas destes grupos.

Visite-nos e, antes de sair, deixe os seus comentários, preenchendo o questionário disponível em papel ou na versão electrónica. Esta informação será, posteriormente, traduzida em recomendações a ter em conta na definição das prioridades políticas da agenda europeia da investigação e como ponto de partida de futuros debates.

Para além do Pavilhão do Conhecimento – Ciência Viva, a exposição está patente ao público em 7 outros Centros de Ciência europeus:

  • Fondazione IDIS-Città della Scienza, Itália
  • Centre de Culture Scientifique, Technique et Industrielle de Grenoble,
  • Flanders Technology International Foundation, Bélgica
  • Deutsches Museum, Alemanha
  • Universeum AB, Suécia
  • Ahhaa Science Centre, Estónia
  • Fundaciò Parc Cientìfic de Barcelona

O Projecto conta ainda com a parceria das seguintes instituições:

  • Association MQC2, Itália
  • University of Westminster-Centre for the Study on Democracy, Reino Unido
  • ECSITE-The European Network of Science Centres and Museums, Bélgica

Para dar a conhecer a investigação portuguesa nesta área, estão programados encontros com investigadores na exposição ao sábado à tarde, para que o público possa conhecer de perto os protótipos que estão a desenvolver e debater as perspectivas que esta área traz para o nosso dia-a-dia. Também a indústria portuguesa produz já tecidos impregnados com nanopartículas e vidros que permanecem sempre limpos, os quais poderá ver na exposição.

De 25 de Março de 2006 a 20 de Agosto de 2006.