PAVILHÃO DO CONHECIMENTO
CIÊNCIA VIVA
REDE CENTROS CIÊNCIA VIVA
facebookfacebookfacebookyoutubevimeo

O Pavilhão do Conhecimento é um dos locais preferidos dos turistas de todo o mundo.

Trip Advisor

Conheça o programa Ciência Viva.

Logo Ciência Viva

Já visitou os Centros Ciência Viva?
Descubra onde estão.

Logo Ciência Viva

Descubra este projecto inovador.

Escola Ciência Viva

Programação Sénior

Um centro de ciência não deve ser visto como um espaço de descoberta apenas para os mais pequenos. A curiosidade acompanha-nos desde cedo e as aprendizagens ao longo da vida são uma constante. A pensar nisso, o Pavilhão do Conhecimento criou uma programação para os mais crescidos.  

Entre actividades de laboratório, cozinha e ateliês científicos, convidamos os adultos acima dos 65 anos de idade a visitarem-nos e a usufruir de uma experiência única de aprendizagem, convívio e entretenimento.

 

 

DETECTIVES À MESA

máx 18 pax | 60 minutos

Conhece bem o que come? Sabe a diferença entre um alimento processado e um não processado? Quer aprender a interpretar um rótulo? Torne-se um detective de rótulos e conheça o que coloca na sua cozinha. Os aditivos serão vilões ou heróis? Para além disso, sabe o que são os “Es” nos rótulos dos produtos que utilizamos no dia-a-dia? Aprenda a desvendar parte da ciência que leva para a sua cozinha. 

 

LAGARTAS E BORBOLETAS

máx 18 pax | 45 minutos

Embora a imagem das borboletas seja utilizada frequentemente nas artes visuais e na literatura.

Na verdade algumas são consideradas pragas, porque enquanto lagartas se alimentam de algumas plantas. Outras são benéficas pois comem insectos nefastos e também responsáveis por certas polinizações. Sabia que as borboletas são também responsáveis pela maior migração conhecida do mundo animal? Venha descobrir as particularidades únicas das borboletas, qual a sua função, o seu ciclo de vida e a sua real importância no mundo vivo.

 

MÁQUINAS E ENGENHOS

máx 18 pax | 45 minutos

Sabia que a ideia de máquina simples  foi criada pelo filósofo grego Arquimedes, no século III a.C.? Foi Arquimedes que estudou estas máquinas pela primeira vez e por isso adquiriram o nome de máquinas "Arquimedianas": alavanca, polia, e parafuso. Para compreender melhor o seu funcionamento e onde se aplicam na nossa vida quotidiana, vamos fazer uma viagem pela história das máquinas e engenhos, e construir uma com base nos mesmos princípios!

 

HORTAS À JANELA

máx 18 pax | 45 minutos

As hortas verticais são cada vez mais uma solução para quem gostaria de ter mais espaço onde cultivar os seus temperos. Neste ateliê arregaçamos as mangas e pomos as mãos na terra para criar hortas dignas de qualquer janela.

 

CHÁ COM CIÊNCIA

máx 18 pax | 45 minutos 

Sabe a diferença entre um chá e uma tisana? Como chegou o chá à Europa. Sabia que Portugal é o único país da Europa onde se cultiva chá? Sabia que esta tradição é responsável pela ingestão de antioxidantes? Venha tomar um chá com muita ciência e descubra os benefícios e a ciência por detrás deste ritual milenar.

 

 

*Estas actividades requerem um número mínimo de 10 participantes | 3,50 € por participante. Obrigatória a marcação antecipada com um mínimo de 15 dias. Marcações pelo número 21 891 7104/66 ou por e-mail: reservas@pavconhecimento.pt. 

A entrada nas exposições e a participação nas actividades tem o preço de 6 € por participante.

 

senior

senior_cozinha

cozinha_senior

senior_tacho

senior_grupo2

horta_senior