facebookfacebookfacebook

O Pavilhão do Conhecimento é um dos locais preferidos dos turistas de todo o mundo.

Trip Advisor

Conheça o programa Ciência Viva.

Logo Ciência Viva

Já visitou os Centros Ciência Viva?
Descubra onde estão.

Logo Ciência Viva

Descubra este projecto inovador.

Escola Ciência Viva

EXPEDIÇÃO AMAZÓNIA EXPOSIÇÃO – Embarque imediato

17-09-2010

 

DIVULGAÇÃO IMEDIATA

Terça-feira, dia 21 de Setembro, às 19h00, o Pavilhão do Conhecimento Ciência Viva abre as portas de embarque para EXPEDIÇÃO AMAZÓNIA EXPOSIÇÃO. Esta mostra reúne uma selecção de material de desenho, ilustração, fotografia, som, vídeo, música e texto produzido ao longo de duas semanas na Amazónia por uma equipa de 25 pessoas com formação em artes, ciências e humanidades. Uma viagem com muitos riscos, até de lápis, levada a cabo pelo Grupo do Risco.

Entre 26 de Dezembro de 2009 e 9 de Janeiro deste ano, ilustradores, fotógrafos, designers, médicos, professores e jornalistas registaram de forma livre e espontânea, dia e noite, as suas impressões acerca da Amazónia, ora a bordo do barco-residência Dorinha, em percursos exploratórios em canoas, ora em caminhadas pela floresta, nas margens do Rio Solimões e do Rio Negro. A expedição Amazónia 2010 partiu ao encontro do ecossistema com maior biodiversidade na Terra: ali vivem 3000 espécies de peixes, 1500 aves e mais de 50 000 de plantas com flor. Os seus participantes foram inspirados pela Viagem Philosofica pelas Capitanias do Grão Pará, Rio Negro, Mato Grosso e Cuyabá (1783-1792), então liderada por Alexandre Rodrigues Ferreira e que deu origem a uma intensa produção de desenhos científicos. “Trabalhámos em cadernos de campo, de pé, em cima do joelho, em mesas improvisadas, com lápis e pincéis nas mochilas, lupas, binóculos, lanternas e cantil. Em grupo, por vezes sozinhos. […] A julgar pelos resultados, parece ninguém ter visto a mesma Amazónia, cada um desenhou a sua”, pode ler-se no catálogo da exposição, que estará à venda na loja do Pavilhão do Conhecimento.

A mostra é composta por cadernos de campo realizados no terreno pelos ilustradores, reproduções de uma selecção de desenhos, fotografias captadas por três fotógrafos e o projecto multimédia Amazónia 2010, produzido a partir de textos, imagens e sons do local e que será apresentado em formato digital (vídeo) com animação 2D e 3D e banda sonora de João Lucas.

EXPEDIÇÃO AMAZÓNIA EXPOSIÇÃO estará patente ao público até 13 de Janeiro de 2011 e posteriormente disponível para itinerância.

Mais informações sobre EXPEDIÇÃO AMAZÓNIA EXPOSIÇÃO em www.pavconhecimento.pt e www.grupo-do-risco.pt.

Departamento de Comunicação

Catarina Figueira: 96 156 09 26