PAVILHÃO DO CONHECIMENTO
CIÊNCIA VIVA
REDE CENTROS CIÊNCIA VIVA
facebookfacebookfacebook

O Pavilhão do Conhecimento é um dos locais preferidos dos turistas de todo o mundo.

Trip Advisor

Conheça o programa Ciência Viva.

Logo Ciência Viva

Já visitou os Centros Ciência Viva?
Descubra onde estão.

Logo Ciência Viva

Descubra este projecto inovador.

Escola Ciência Viva

Mergulhe nas Tardes Oceânicas do Pavilhão do Conhecimento

23-02-2012

 

Sabia que a presença do oceano no seu dia-a-dia não se fica pela mesa? O seu telemóvel, os rebuçados, o papel, o vinho, os medicamentos e os produtos de beleza também dependem do mar. 

No próximo dia 3 de Março, sábado, das 11.00 às 18.00, mergulhe em família nas actividades que o Pavilhão do Conhecimento dedica aos recursos marinhos.

Nas bancas de mercado que teremos à sua espera descubra as diferenças entre os peixes selvagens e de aquicultura; pegue numa régua e verifique se os polvos, robalos e douradas cumprem os tamanhos mínimos de captura. Faça uma licitação na nossa lota e saiba qual é o pescado mais consumido pelos portugueses.
E se o peixe combina com sal, descubra como a importância deste mineral vai muito para além do prato e condimenta também a nossa economia.

Na Cozinha é um Laboratório, vista o avental e prepare um delicioso caviar de fruta utilizando um ingrediente muito especial: as microalgas. Já agora, sabia que estas são os verdadeiros pulmões do planeta? Veja como podem tornar a nossa indústria menos poluente.

Observe ao microscópio os vários tipos de bactérias oceânicas que são utilizadas para fazer roupa, cosméticos e produtos farmacêuticos. Mas para chegar até elas terá de manobrar um ROV no fundo do mar e entrar num submarino. Os mais pequenos poderão levar para casa bactérias que brilham no escuro.

E já que estamos no fundo do mar, descubra a enorme riqueza de minerais que aí se escondem. Entre no jogo e faça a correspondência entre uma radiografia, uma pasta de dentes, os rebuçados bola de neve e os minérios oceânicos.

De volta à superfície, apanhe a onda das energias renováveis e conheça a Central de Ondas do Pico, a única em funcionamento em todo o mundo. Aproveite também para conhecer um inovador projecto português de aproveitamento da energia dos ventos oceânicos.

Entre no nosso laboratório para conhecer os misteriosos organismos que derivam ao sabor das correntes oceânicas. Os mais pequenos podem ainda mergulhar no imaginário da história "A Menina do Mar".

Entre as 16.00 e as 17.00, participe numa conversa com especialistas sobre Peixes, bactérias e minerais abissais e a sua importância no nosso dia-a-dia.

A participação nestas actividades é gratuita e não requer inscrição. As Tardes Oceânicas regressam ao Pavilhão do Conhecimento nos dias 14 de Abril e 19 de Maio.

PROGRAMA

Mais informações:
Unidade de Comunicação e Imagem
Catarina Figueira: 96 156 09 26