PAVILHÃO DO CONHECIMENTO
CIÊNCIA VIVA
REDE CENTROS CIÊNCIA VIVA
facebookfacebookfacebook

O Pavilhão do Conhecimento é um dos locais preferidos dos turistas de todo o mundo.

Trip Advisor

Conheça o programa Ciência Viva.

Logo Ciência Viva

Já visitou os Centros Ciência Viva?
Descubra onde estão.

Logo Ciência Viva

Descubra este projecto inovador.

Escola Ciência Viva

Não faça greve à Semana da Ciência e da Tecnologia 2011

21-11-2011

Será que a Matemática pode ajudar uma pessoa a não cair em tentações extramatrimoniais? Qual será a composição química de uma lágrima de crocodilo? E se lhe dissermos que a nova exposição de Física do Pavilhão do Conhecimento vai passar por sua casa?

Estas e muitas outras questões terão resposta no Pavilhão do Conhecimento durante a Semana da Ciência e da Tecnologia 2011, que a partir de hoje e até domingo será assinalada por uma centena e meia de instituições científicas, museus, universidades, escolas e Centros Ciência Viva de todo o país.

Estes são alguns dos destaques do programa do Pavilhão do Conhecimento-Ciência Viva:

Na terça-feira, dia 22, o lançamento do livro Casamentos e outros desencontros, do investigador Jorge Buescu, será o mote para um dia dedicado à Matemática.
Antecipamos o Natal com um circo mas, em vez dos leões e dos palhaços, serão os números os cabeças de cartaz do Circo Matemático, que abre portas às 17.30.
Ao longo da tarde vamos ensinar os visitantes a dar o nó através do croché. E às 18.30, ainda a propósito de uniões, Jorge Buescu explicará quando deve deixar de procurar o parceiro de sonho e assentar.

Na quarta-feira, dia 23, queremos ligar os visitantes do Pavilhão do Conhecimento à corrente. Mas descanse que não corre o risco de apanhar um choque: trata-se das actividades do Kit Experiências Energia e Electricidade, desenvolvido em parceria com a Siemens.

Também neste dia terá lugar o Seminário Educação, Tecnologia e Ciência, que convida os docentes e educadores a reflectir sobre as relações entre o desenvolvimento tecnológico, a educação e a divulgação de ciência.

Na quinta-feira, dia 24, celebramos o Dia Nacional da Cultura Científica e Tecnológica e, como é habitual, oferecemos a entrada aos nossos visitantes.

Às 11.30, prestamos homenagem a Rómulo de Carvalho com a abertura da exposição A Física no dia-a-dia, baseada numa das obras deste grande divulgador de ciência. O Pavilhão do Conhecimento deitou mãos à obra e materializou nas várias divisões que compõem uma casa as 73 experiências feitas com materiais tão simples como clipes, pregos, espelhos, chaleiras e balanças de cozinha.

E porque esta exposição é de chorar por mais, aproveite e passe pelo Laboratório de Análise de Lágrimas. Vai perceber que quer seja a rir até às lágrimas ou a chorar lágrimas de crocodilo, todos o fazemos da mesma maneira (sessões às 11.00, 14.00 e 15.30).

Na sexta-feira, dia 25, um painel de especialistas da área florestal, arquitectos, investigadores e consultores das áreas do ambiente, da gestão e do desenvolvimento sustentável vêm ao Pavilhão do Conhecimento debater um tema quente: a importância de diminuir o teor de CO2 na atmosfera. A conferência Carbono Verde: as florestas e o ciclo da madeira na captura do carbono é uma iniciativa da Ciência Viva e da Sonae Indústria.

No sábado, dia 26, não torça o nariz a visitar o Pavilhão do Conhecimento e apure o olfacto para descobrir quais as moléculas responsáveis pelos aromas dos perfumes e como extrair óleos essenciais.

Essencial é mesmo celebrar a Semana da Ciência e da Tecnologia 2011. Todas as acções são gratuitas.

Programa completo em www.pavconhecimento.pt

Mais informações:
Unidade de Comunicação e Imagem
Catarina Figueira: 96 156 09 26