PAVILHÃO DO CONHECIMENTO
CIÊNCIA VIVA
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O Pavilhão do Conhecimento é um dos locais preferidos dos turistas de todo o mundo.

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Escola Ciência Viva

Acção de curta duração – Visitas de estudo: atividades antes, durante e após (códigos de grupo de docência: 230, 420, 500, 510, 520, 530, 540, 550, 600)

Sessão que tem por objetivo explorar potencialidades das visitas de estudo como promotoras de aprendizagens em contexto de educação formal, não-formal e informal.

Local da formaçãoVila Nova da Barquinha (transporte assegurado entre Entroncamento e VN Barquinha)

Calendário: 10 de Setembro | 10.00 – 18.00

Inscrições encerradas | Consulte mais informações



Curso de Formação - Compreender a TERRA através do ESPAÇO (códigos de grupo de docência 100 e 110)

Pretende-se com esta formação dotar os professores do Pré-Escolar e do Ensino Básico, de uma base sólida de conceitos e conhecimentos fundamentais sobre ciência, relativas às matérias curriculares dos programas escolares, associados ao Espaço. A formação tem uma duração total de 25 horas e encontra-se acreditada, na modalidade de curso de formação, com 1 unidade de crédito, na componente específica de formação (CCPFC/ACC-81470/15).


Local da formação: Centro Ciência Viva de Lagos

Inscrições aqui | Consulte mais informações aqui


Local da formação: Centro Ciência Viva de Vila do Conde

Inscrições aqui | Consulte mais informações aqui


Local da formação: Centro Ciência Viva de Sintra 

Inscrições por telefone (219 247 730 ou 935 198 602) ou por e-mail reservas@cienciavivasintra.pt | Consulte mais informações aqui


Local da formação: Expolab - Centro Ciência Viva dos Açores

Inscrições aqui | Consulte mais informações aqui

 

Local da formação: Centro Ciência Viva de Constância

Inscrições por e-mail info@constancia.cienciaviva.pt  | Consulte mais informações aqui.

 

 

 

Acção de curta duração - Casa Passiva e sustentabilidade ambiental: ponto de partida para atividades inquiry / IBSE  (códigos de grupo de docência 420, 500, 510, 520, 530, 540, 550)

Sessão que convida os professores a desenhar atividades inquiry / IBSE para explorar conteúdos relativos à temática sustentabilidade ambiental.

O ponto de partida será o vídeo de uma sessão assegurada por dois investigadores da Universidade de Aveiro sobre o conceito Casa Passiva [www.cienciaviva.pt/march/eficiencia.asp]

A sessão de formação tem uma duração de três horas.

Local da formação: Pavilhão do Conhecimento – Ciência Viva 

Calendário: 15 de Julho, 10h – 13h

Inscrições encerradas | Mais informações 

 
 

Curso de Formação: 2ª Conferência de Professores do Mar - A Escola na Sociedade Azul (códigos de grupos de docência 110, 230, 420 e 520)

Com este curso pretende-se que os professores obtenham uma base sólida de conceitos e conhecimentos fundamentais sobre o oceano, aproximando a comunidade escolar dos investigadores portugueses e dando a conhecer os mais recentes resultados obtidos nas ciências e tecnologias do mar. A escolha das temáticas do curso teve em conta as áreas prioritárias definidas na estratégia europeia de Crescimento Azul. A formação tem uma duração total de 13 horas e encontra-se em fase de acreditação. O curso decorre nos dias 17 e 18 de Junho de 2016.

Consulte mais informações aqui.

 

Curso de Formação: Compreender a Terra através do Espaço–Curso de Verão 2016 (código de grupo de docência 110)


Com este curso pretende-se, que os professores obtenham uma base sólida de conceitos e conhecimentos fundamentais sobre ciência, relativas às matérias curriculares dos programas escolares. Pretende-se ainda que sejam capazes de adaptar exemplos de diferentes graus de complexidade consoante a faixa etária dos seus alunos. A formação tem uma duração total de 25 horas e encontra-se acreditada, na modalidade de curso de formação, com 1 unidade de crédito, na componente específica de formação (CCPFC/ACC-81470/15). O curso decorre no Centro Ciência Viva de Constância de 18 a 21 de Julho de 2016.

Consulte mais informação sobre a formação aqui.

Inscrições Encerradas


 

Acções de Formação - Arquivo

 

Acção de curta duração - Relação insecto-Homem: Que futuro? (código de grupo de docência 230)

Raramente lhes prestamos grande atenção e muitas vezes queremos acabar com eles à força. Gostamos de ver os mais bonitos, como as borboletas. Os insectos representam mais de 80 por centro dos seres vivos do planeta e sustentam a maior parte dos ecossistemas. Já dizia Einstein que se de repente os insectos desaparecessem não conseguíamos viver na Terra…

Dia 7 de Maio | 6 horas (das 11.00 às 18.00)

Local da Formação: Pavilhão do Conhecimento - Centro Ciência Viva

Número máximo de participantes: 18

Mais informações

Acção de curta duração com o apoio: 

 

 

Ação de curta duração - Robôs em Marte (códigos de grupo de docência 420, 500, 510, 520, 530, 540 e 550)

Nesta acção de curta duração iremos debater a importância da exploração espacial robótica, e da tecnologia em geral.
Enviaremos robôs para o ambiente hostil de Marte para investigar a sua superfície! Haverá água em Marte?
Utilizando kits Lego Mindstorm, iremos montar e programar pequenos robôs que terão de se movimentar através de um percurso predefinido. Através de sensores analisaremos o ambiente circundante para introduzir conceitos curriculares de Matemática, Geografia, Geologia, Biologia, Física e Química.


Dia 7 de Maio | 6 horas (das 10.30 às 18.00)

Local da Formação: Pavilhão do Conhecimento - Centro Ciência Viva

Número máximo de participantes: 20

Mais informações
 

  

 

Curso de Formação - ImunoGénius (código de grupo de docência 520)

Com este curso pretende-se que os professores aprofundem técnicas, conceitos e conhecimentos fundamentais na área da imunologia, de forma a complementarem o currículo escolar. A formação tem uma duração total de 25 horas e encontra-se acreditada, na modalidade de curso de formação, com 1 unidade de crédito, na componente específica de formação (CCPFC/ACC-81349/15). O curso é promovido pela Ordem dos Biólogos.

Mais informações.

 

Acção de curta duração - Cheias e inundações: uma inevitabilidade?(códigos de grupo de docência 420 e 520)

Minimizar o risco e garantir uma resposta eficaz, adequada e atempada às cheias e inundações passa, em parte, pelo reforço do conhecimento, da capacitação e da sensibilização da Comunidade Educativa. A ação de formação, partindo da análise dos fenómenos (causas) e da avaliação dos impactes (consequências), procura estimular o debate e reforçar o saber em torno das ações e procedimentos de mitigação e adaptação a adotar, numa perspetiva de resposta integrada às vulnerabilidades territoriais.

Dia 16 de Abril | 6 horas (das 11.00 às 18.00)

Local da Formação: Pavilhão do Conhecimento - Centro Ciência Viva

Número máximo de participantes: 18

Mais informações.

Acção de curta duração com o apoio:

 

 

Acção de curta duração - Eficiência Energética e Sustentabilidade Ambiental. Casas Passivas.

Como conseguimos tornar as nossas casas eficientes em termos energéticos? O que são casas passivas? Como explorar casos práticos com os alunos? Estas e outras questões serão abordadas numa sessão dinamizada por um especialista nesta área. 

Professores dos 2.º e 3.º ciclos e ensino secundário interessados na temática.

Formador: Romeu Vicente, Universidade de Aveiro.

Dia 9 de abril | Das 14.30 às 17.30

Local da Formação: Pavilhão do Conhecimento - Centro Ciência Viva

Número máximo de participantes: 50

Mais informações.

Com o apoio do:

 

Curso de Formação - Compreender a TERRA através do ESPAÇO


Pretende-se com esta formação dotar os professores do Pré-Escolar e do Ensino Básico, de uma base sólida de conceitos e conhecimentos fundamentais sobre ciência, relativas às matérias curriculares dos programas escolares, associados ao Espaço.  A formação tem uma duração total de 25 horas e encontra-se acreditada, na modalidade de curso de formação, com 1 unidade de crédito, na componente específica de formação (CCPFC/ACC-81470/15).

Local da formação: Planetário Calouste Gulbenkian - Centro Ciência Viva


Mais informações.

 

Acção de curta duração - Treino de astronautas (Professores de todos os níveis de ensino, em particular para o grupo de docência 620)

Nesta acção de curta duração iremos debater os impactos da exploração espacial tripulada. Porque é que mandamos astronautas para o Espaço? Iremos abordar as condições especiais existentes na Estação Espacial Internacional, e a importância do trabalho dos astronautas.
Através de uma série de exercícios desenvolvidos para a Missão X, pela Faculdade de Motricidade Humana, iremos demonstrar alguns dos efeitos de viver no espaço no corpo humano. 

Dia 2 de Abril | 6 horas (das 10.30 às 18.00)

Local da Formação: Pavilhão do Conhecimento - Centro Ciência Viva

Número máximo de participantes: 20

Mais informações.

 

Acção de curta duração - Biocombustíveis: uma alternativa? (código de grupo de docência 510)

O biodiesel já é um dos componentes obrigatórios nos combustíveis para veículos. Têm sido apontadas algumas críticas à utilização deste combustível, nomeadamente no que diz respeito à sua produção. Contudo, a tecnologia permite encontrar cada vez mais alternativas e começam a surgir novas matérias-primas e formas de produção.

Dia 19 de Março | 4 horas (das 14h30 às 18h30).


Local da Formação: Pavilhão do Conhecimento - Ciência Viva.


O número máximo de participantes é 18.


Mais informações.

 

Acção de curta duração com o apoio:

   

 

Acção de curta duração - Relação insecto-Homem: Que futuro? (códigos de grupo de docência 100 e 110)

Raramente lhes prestamos grande atenção e muitas vezes queremos acabar com eles à força. Gostamos de ver os mais bonitos, como as borboletas. Os insectos representam mais de 80 por centro dos seres vivos do planeta e sustentam a maior parte dos ecossistemas. Já dizia Einstein que se de repente os insectos desaparecessem não conseguíamos viver na Terra…

Dia 12 de Março | 6 horas (das 11h00 às 18h00).


Local da Formação: Pavilhão do Conhecimento - Ciência Viva.


O número máximo de participantes é 18.


Mais informações.

 

Acção de curta duração com o apoio:

   

 

Acção de curta duração - Criando FotoEsferas!

Atualmente a Agência Espacial Europeia deposita grande interesse e esforço investigativo em microorganismos que, como a Spirulina (uma cianobactéria), apresentem, em missões espaciais de longa duração, uma dupla valência: fonte de alimento e possível participação em sistemas avançados de suporte de vida.

Com a realização de uma atividade experimental de estudo do processo fotossintético, envolvendo esfericações de Spirulina em alginato de cálcio, abordar-se-á de forma integrada a importância desta cianobactéria na exploração espacial/história da Terra.

 

Dia 5 de Março | 6 horas (das 10h30 às 18h00).

Local da Formação: Pavilhão do Conhecimento - Ciência Viva. 

O número máximo de participantes é 18.

Mais informações.

 

Projecto Pelucia Diversus


Na biblioteca, no supermercado ou mesmo no armário lá de casa, é a organização que estabelecemos no mundo que nos rodeia que nos permite encontrar os objectos com maior facilidade. Na verdade, todos nós somos de alguma forma taxonomistas. Mas compreender e explicar a biodiversidade, a taxonomia ou a filogenia, nem sempre é fácil. É por isso fundamental estabelecer estratégias facilitadoras do processo de ensino-aprendizagem na área da ecologia e biodiversidade, com particular foco na comparação, classificação e sistemática dos seres vivos.


Acção de curta duração 1:

Pelucia Diversus - Descrever e classificar a biodiversidade (códigos de grupo de docência: 100, 110 e 230)


Dia 27 de Fevereiro | 6 horas (das 11h às 18h) | 15€

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Acção de curta duração 2:

Evolução e taxonomia - Como organizar a biodiversidade? (código de grupo de docência 520)


Dia 27 de Fevereiro | 6 horas (das 11h às 18h) | 15€

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Acção de curta duração 3:

Peluxologia e sistemática - Ensinar biologia através de analogia? (código de grupo de docência 520)


Dia 5 de Março | 6 horas (das 11h às 18h) | 15€

Mais informações

 

Acção de curta duração - Plantas em Marte?

Para estabelecer uma colónia em Marte é necessário pensar entre muitas outras coisas na alimentação enquanto suporte de vida.
Propomo-nos nesta ação, através da programação simples de microcontroladores (Arduíno) a recriar um ambiente adequado ao cultivo de plantas em que a humidade (luz e temperatura) possa ser controlada, através dos dados recebidos por sensores.
Serão abordados os conceitos de humidade, luz e temperatura enquanto vitais para a vida das plantas e animais.

Dia 20 de Fevereiro | 6 horas (das 10h30 às 18h00).


Local da Formação: Instituto Superior Técnico, Laboratório de Instrumentação Eletrónica, Edifício Matemática, piso 02.

O número máximo de participantes é 15.

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Regulamento Interno do Centro de Formação Ciência Viva

Decreto-Lei nº 22/2014, de 11 de fevereiro (Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores)

Despacho nº 5741/2015, de 30 de abril (Reconhecimento e certificação das acções de formação de curta duração)

Mais informações sobre o Centro de Formação Ciência Viva aqui.

 

 

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