Isabel Ribeiro

26/04/2024 EB Sarah Afonso, EB Manuel Teixeira Gomes e JI Luiza Neto Jorge

No Encontro com o cientista de hoje as crianças do JI Luiza Neto Jorge e os alunos das EB Manuel Teixeira Gomes e Sarah Afonso, estiveram com a cientista Isabel Ribeiro, Professora Catedrática no Departamentos de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores do Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa e investigadora sénior do Instituto de Sistemas e Robótica, que veio contar como o robot do Pavilhão do Conhecimento - a VIVA – funciona. Para tal mostrou como é a VIVA por dentro: as rodas, os fios, os sensores sonares ou ultrassons, as câmaras de visão, as baterias, as placas eletrónicas, os computadores. Todos os componentes que permitem que o robot mais simpático do Pavilhão cumprimente os visitantes, não choque com obstáculos, rode a cabeça e movimente os braços.
Foram necessários 2 anos e meio para construir a VIVA e pô-la a funcionar. Mas há outros robots como ela, como o robot Gasparzinho, que é “irmão” da VIVA e que se encontra no IPO pediátrico, do qual vimos um vídeo onde interagia com uma criança no hospital.
Os alunos tiveram ainda oportunidade de ver vídeos de robots que jogam à bola, apanham morangos ou realizam cirurgias.
Viram o robot ASINO a subir escadas, correr para trás, marcar um golo e celebrar, abrir uma garrafa e servir o sumo num copo; um cão robot com apenas uma câmara que se encontra no focinho a jogar à bola; o robot ATLAS a fazer Parkour e o robot Opportunity a chegar a Marte em 2004, montar-se sozinho e fazer a recolha de uma amostra de rocha  através de um braço robótico com um berbequim; o robot Chico a aprender a fazer uma sandes; um carro de formula 1 a andar sozinho e um carro sem condutor a andar numa estrada nos Estados Unidos.
No final, para delícia dos alunos, a VIVA veio apresentar-se e cumprimentá-los, fazendo um rodopio no meio de todos os presentes.